História


Boton Ed. Anteriores2A 1ª Feira Ciência Viva foi realizada no ano de 1995, no pavilhão da ACIUB, reunindo vários trabalhos de alunos dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante das redes pública e privada, da cidade de Uberlândia e região. Esse espaço foi idealizado e criado a fim de estimular alunos e professores a apresentarem seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano escolar. A equipe organizadora das primeiras feiras constituía-se de professores de da UFU e representantes da associação comercial e da secretaria de educação que apoiavam com recursos financeiros e realizavam o trabalho de aproximação com as escolas, sendo a coordenação e seleção dos trabalhos responsabilidade da Universidade e a organização estrutural e contato com as escolas realizadas pela Prefeitura e pela ACIUB.

Nos primeiros anos do evento, os trabalhos eram apresentados de forma livre, sem especificidades e com diferentes temas escolhidos pelos participantes. Na edição de 2000, foi proposto pela primeira vez o tema único para a Feira Ciência Viva, “Planeta Terra”, e assim, os projetos desenvolvidos estabeleciam diferentes maneiras de abordagem do tema. Esse formato de temas anuais para a Feira Ciência Viva continua até os dias de hoje.

Em 2009, a equipe organizadora da feira foi convidada a integrar a comissão local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pela equipe do Museu Dica- Diversão com Ciência e Arte da UFU, em parceria com a Prefeitura Municipal e com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), assim, a Feira Ciência Viva passou a integrar essas ações, porém alguns representantes da equipe inicial desligaram-se do projeto.

A partir de 2011, a equipe do Museu Dica assumiu a coordenação da Feira e, desde então, vem desenvolvendo estratégias para motivar os estudantes, ampliar a relação entre os professores das escolas, potenciais orientadores de projetos, buscando a melhoria da qualidade dos trabalhos e a aproximação de professores e alunos com os objetivos da feira Ciência Viva.

No ano de 2014, foi estabelecida a afiliação das feiras escolares, vinculando os projetos desenvolvidos nas escolas aos interesses e realização do evento.

Para a 21ª edição da feira Ciência Viva, que acontecerá em novembro de 2016, o tema central será “Ciência Alimentando o Brasil” em consonância com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

   logo 2