Sombras coloridas


A sombra é algo bem legal, não acham? Em tempos antigos ela nos ajudava marcar o tempo... Ela serve para nos proteger do sol em dias quentes e também pode até nos assustar ou nos divertir! Você já se perguntou o que é uma sombra? É fácil de responder essa pergunta, a sombra é a região do espaço que não recebe luz, ou seja, é onde há ausência de luz. 

Mas você já percebeu que as sombras podem mudar muito conforme a iluminação do ambiente? Como isso pode acontecer se sombra é a ausência de luz? Todas as sombras não seriam iguais? 

Quando um objeto está exposto a uma fonte de luz haverá a formação de uma sombra, que é a região que não há incidência de luz, e também haverá a formação do que chamamos de penumbra. A penumbra é a região onde somente alguns pontos têm luz. Vamos ver melhor isso em um desenho?

 

sombras

Figura 1: Demonstração da região de sombra, indicado no desenho pela parte “mais escura”, e a região de penumbra, a parte da sombra “mais clara” da figura.

Fisicamente existe essa diferença entre sombras e penumbras. Popularmente, as pessoas não fazem essa distinção. Você acha que as sombras são apenas pretas? Na Exposição Itinerante do Museu Dica você vai ver sombras colorida semelhante a essa da imagem abaixo.

sombra2

Figura 2: Sombras coloridas.

Mas na verdade o que acontece é a sobreposição de luzes nas sombras pretas, dando cores as sombras. Vamos entender melhor... O brinquedo do Museu Dica é formado por três fontes de luz uma ao lado da outra, cada uma com uma cor, sendo elas: verde, vermelho e azul. Se ligarmos cada luz separadamente observaremos que as sombras da luz vermelha, azul e verde ocupam sobre a parede posições diferentes e são sempre pretas. Quando as três lâmpadas são ligadas simultaneamente, a incidência da luz na parede determina as sombras coloridas. Por exemplo, a sombra de cor magenta é dada à soma das cores vermelho e azul, pois ali é uma região de sombra da luz verde.

 

 

 

   logo 2