Painel Solar


Você já parou para pensar como o Sol é importante para nós? Quase todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. As plantas conseguem realizar a fotossíntese através da energia solar para produzir os alimentos que os outros seres vivos consomem. A luz solar também é muito importante para nós humanos. Os nossos ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes. E essa vitamina é ativada somente se nós tivermos exposição ao sol.

Além da importância vital para os seres vivos, a energia solar pode substituir outras fontes de energia, como uma opção de energia renovável. Os painéis solares tem sido uma ótima opção para redução de gastos.     

Onde encontramos placas fotovoltaicas? É só observar nos telhados de algumas casas de sua cidade ou visitar a Exposição Itinerante do Museu Dica.

 painel

Figura 1: Ilustração de um Painel fotovoltaico no telhado de uma casa.

E como funciona? A energia solar atinge a placa e é convertida em energia elétrica. Mas apenas isso é o suficiente para entender como a energia é transformada? O que a placa tem de especial? Por que um fio exposto ao sol não converte energia solar em energia elétrica utilizável? O material é um fator muito importante para que essa conversão de uma energia para a outra aconteça. As placas são compostas por silício.

Os fótons que atingem a placa fotovoltaica desprendem alguns elétrons. Esses elétrons se movem deixando espaços vazios na célula de silício. Esse processo irá se repetir criando corrente elétrica capaz de gerar energia para uma residência.

 

   logo 2