Agenda do Curso


 

Encontros Atividades desenvolvidas
Socialização.
Aplicação do questionário inicial.
Discussão sobre Planejamento anual.
Discussão sobre a importância do plano de aula.
Discussão sobre o papel da Luz na vida.
Possíveis abordagens do tema Luz nas aulas de Ciências.
Discussão sobre como inserir temáticas de física moderna dentro dos tópicos já abordados em sala de aula na disciplina de Ciências e Biologia.
Apresentação de um vídeo sobre ‘dualidade onda- partícula’ para a discussão inicial.
 2º

Discussão sobre a abordagem do tema segundo os documentos: PCN, CBC de Ciências da Natureza e diretrizes curriculares para o ensino de ciências da natureza: uberlândia-2011.

Apresentação sobre algumas leis que norteiam o trabalho nas escolas em minas gerais.

Leitura e discussão de trechos do artigo: “Livros didáticos de Ciências: a física e alguns problemas”.

Discussão sobre como o tema “Luz” é apresentado nos livros didáticos adotados e possíveis abordagens conceituais do tema.

O que é Luz- Natureza da Luz e como abordar esse assunto dentro de temas tão diversos em sala de aula

Apresentação sobre “O que é dualidade onda- partícula”.

Apresentação do software ‘Astrônomo Mirim’, problematizando a discussão sobre a natureza da Luz, discussão sobre como utilizá-lo nas aulas de Ciências.

 3º

Aplicação de um Experimento- Espectroscopia (Profa. Dra. Marisa Cavalcante).

Discussão sobre dualidade onda- partícula e possíveis analogias. Conceituação e aplicação prática utilizando o espectroscópio manual, software Tracker utilização do software Tracker para análise espectral, simulador de difração e interferência de ondas em 3D. Apresentação do ‘rádio laser’ e ‘ouvindo um controle remoto’.
Sorteio do Livro ‘Física Moderna Experimental - Marisa Almeida Cavalcante, Cristiane R. C. Tavolaro Editora: MANOLE.

 4º Apresentação e discussão sobre uma metodologia de ensino – os Três Momentos Pedagógicos.
O uso da problematização em sala de aula.
Abordagens no ensino de Ciências.
Apresentação e contextualização do software sobre o ‘Efeito fotelétrico’.
Oficina de Óptica Geométrica: utilização do software ‘Curvando a luz’, prática de refração utilizando recursos do dia a dia, discussão sobre a reflexão em um espelho plano, prática sobre ‘reflexão em espelhos’.
 5º Oficina: “Fotossíntese” ministrada pela Profa. Dra. Rosana Assunção.
 6º

Discussão sobre os conceitos e diferenciações entre ‘cor luz e cor pigmento’, diferenciação na natureza.
Apresentação de um vídeo sobre a fotossíntese para contextualização sobre os espectros de cores e a fotossíntese.
Atividade prática sobre ‘misturando cor pigmento’ e ‘misturando de cor luz’. Apresentação de um software que reproduz esta prática.
Atividade prática com uso de experimentos do Museu Dica, sobre a ‘formação de sombra’ e a ‘mistura de cor luz’.
Atividade prática sobre ’formação de imagem no espelho plano’.
Apresentação do vídeo ‘Miopia’, discussão sobre a relação existente entre a luz e a miopia, como ocorre e correção.

 7º Apresentação e adequação de um roteiro para a construção de uma unidade didática. Escolha de uma temática por cada um dos partipantes, exposição oral sobre o tema, como seria trabalhado em sala de aula.

Esclarecimento de dúvidas sobre algum tema tratado.
Visita ao museu Dica.
Aplicação do questionário final.
Entrega dos Kits.
Considerações finais.

   logo 2